Compositor lança CD de Marchinhas em Cametá
Em meio ao clima festivo do Carnaval de Cametá, nordeste paraense, o cantor e compositor Alberto Mocbel, de 79 anos, lançará mais um CD de marchinhas, o Fornadas 2009 e 2010. O álbum traz 18 faixas, divididas entre composições inéditas e antigas. Porém, todas as canções são autorais. O trabalho do aposentado começou ainda na década de 60, com algumas pausas pelo caminho. É que Alberto dividia a carreira de compositor com a de escritor e também de político, sendo prefeito por duas vezes da cidade onde mora, nas décadas de 70 e 80.
A música 'Chá de Arruda' anuncia o novo trabalho do artista. Quem pensa que se trata da planta, engana-se. A música é uma sátira à atual crise política vivida no Distrito Federal. Para seu Alberto, o congresso nacional é uma inesgotável fonte de inspiração. Por isso, não estranhe ao escutar a marchinha 'Ética de Senador', que também faz parte do CD. Mas, o músico elege sua marchinha preferida. 'Madame Jararaca é a minha predileta', revela.
É no sítio da família, entre um banho e outro de rio, que as marchinhas começam a ganhar vida. Este é o décimo disco gravado por Mocbel. Para atender a um pedido do bloco regional 'Os Carudos', o CD traz quatro marchinhas dedicadas ao grupo, entre elas, 'Carudos do Mundo', 'Siriá dos Carudos' e 'Carudos Mexicanos'. Tem também as músicas 'Siriá do Mapará', 'Mingau de Açaí', 'Fofó da Mala', 'Siriá da Natureza', entre outras.
'Os pedidos são sempre em cima da hora. As marchinhas saem na hora, mas o samba-enredo exige mais cautela', explicou seu Alberto. 'O importante é manter viva a chama, pois estávamos perdendo a identidade', diz o compositor. Segundo ele, o ‘frevo baiano’ estava dominando o Carnaval de Cametá. 'Viemos para resgatar os antigos carnavais', complementa.
A marchinha é um ritmo que marcou época nos carnavais brasileiros e que há algum tempo vem sendo resgatada. Seja em Cametá, Vigia, entre outros, as marchinhas ressurgem na festa mais popular do país. O 'Fornadas' traz também uma parceria de Alberto Mocbel e Mestre Cupijó, com a marchinha 'Na base da Curtição'. Mocbel já lançou cinco livros, sendo que a última obra saiu em outubro do ano passado, denominada 'Luzes da Inspiração', de crônicas e poesias.
CAMETÁ
Considerado um dos carnavais mais animados do interior do estado, a folia em Cametá este ano promete não decepcionar. Ao todo serão 18 blocos de rua tradicionais, sete escolas de samba, além de trios elétricos, que vão animar os dias de folia, que tem como ponto de encontro a Praça de Cultura. Durante o Carnaval, cerca de 60 mil foliões devem movimentar a cidade, gerando aproximadamente cinco mil empregos diretos e indiretos, dinamizando a economia local, baseada predominantemente na pesca, comércio e agricultura. O fluxo de turistas vem aumentando nos últimos anos, atraídos principalmente pelos famosos e já tradicionais blocos de sujo que tomam as ruas da cidade nessa época do ano.
A folia se estende também a outras localidades próximas como Santana, Turema, Juába, Pacovatuba, Tem-Tem, Mutuaca, Juareramanha, entre outras, no chamado Carnaval das Águas.
O Liberal
Belém 14 de Fevereiro de 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário